quarta-feira, 9 de março de 2011

Profissão professor

   Quando passei no vestibular, senti que naquele momento meu futuro profissional começaria a dá seus primeiros passos para realidade. Escolhi uma área que me identifico bastante, um campo que poucos têm afinidade: A Química. Isso fica evidente quando alguém me pergunta: 
- Qual é o seu curso?
 E eu, já esperando a previsível reação, respondo – Química, Química licenciatura.
-Ah, Química licenciatura!! Vai ser professor, parabéns
   O que realmente essas pessoas querem dizer é:
- Você não tem juízo não é menino!, além de cursar uma coisa de louco dessa, vai ser professor?.
Já outras pessoas não disfarçam, falam isso com todas as letras e ainda acrescentam:
- Por que você não escolheu um curso melhor, como engenharia, direito ou até mesmo medicina?  
E eu costumo responder:
- Porque eu não quis
   Já estou acostumado com isso, mas nunca vou me adaptar a ideia de que só esses cursos te levarão algum lugar. Não quero desvalorizá-los, muito pelo contrário, admiro-os muitos, mas infelizmente temos uma cultura antiga de valorizar excessivamente as ciências das elites e ao mesmo tempo depreciar a arte de ensinar, talvez pela baixa remuneração de algumas categorias docentes (pelo menos no meu estado) que nunca compensa os esforços despendidos no mundo acadêmico. Certo que vivemos em mundo capitalista, consumista, o retorno financeiro sempre é importante, mas nada justifica a reação de menosprezo diante de um diploma de professor, pois o que importa, pra mim, é ser um bom profissional fazendo o que gosta. Que mãe já chegou para o seu filho e disse:
- Meu filho o que você vai ser quando crescer? Advogado, Médico, Engenheiro ou professor? 
    Se perguntou, com certeza o filho escolheu uma das três primeiras opções. Não estou defendo essa tese por ser um estudante frustrado que jamais conseguiria cursar tais cursos, pois acho que tenho plena capacidade de um dia chegar lá, mas deixo esse meu modo de pensar apenas como uma humilde insatisfação sobre a pouca valorização que essa classe recebe. Espero que um dia “voltemos” a ser valorizados pelo que somos é pelo que fazemos, pois ser mestre é ser artista, ator protagonista da vida, é ele que nos ajuda a arquitetar nosso futuro, que nos alavancará ao sucesso
   Valorizem meus caros, essa arte e essa coragem que poucos têm. Não é fácil suar, no mínimo, quatro anos dentro de uma universidade e depois não receber os devidos méritos.

"Um professor afeta a eternidade; é impossível dizer até onde vai sua influência." (Henry Adams)

Um comentário:

  1. Adorei o texto e concordo plenamente com tudo que você falou. Acredito ainda que esse é um dos grandes motivos pelos quais a educação no Brasil caminha a passos curtos.

    Se o povo não valoriza nem quem tem o 'poder' de lhe passar conhecimento, o que podemos esperar da formação do mesmo?

    Falta reconhecimento, respeito e interesse! Mas é de pessoas como você que precisamos! Não desista de sua carreira, ainda que ela não tenha o reconhecimento merecido.
    abraço!

    ResponderExcluir