sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O tempo passou

Meus heróis, sou o que sou graças a eles - Meu primeiro aniversário

   Segundo Cazuza o tempo não para. Isso é a mais pura verdade, ele é implacável e é o bem mais precioso que temos. Ele passa para o preto, para branco, para o rico, para o pobre, para o velho e para novo, ninguém escapa das garras do tempo e como qualquer mortal, eu não fugi a essa regra. Hoje, no quinquagésimo sétimo dia do calendário gregoriano, no dia em que se comemora a aprovação da bandeira do Daguestão (uma divisão federal da Rússia), isso mesmo meus caros amigos, no dia 26 de Fevereiro eu completo mais uma primavera.
  Fazendo minhas palavras as de minha mãe, parece que foi ontem que nasci, mas na verdade já se passaram quase duas décadas, 19 anos que um cesariano gordinho, o qual com o tempo afinou-se, deu o ar de sua graça no planeta terra, que como todo homem está seguindo as leis do tempo e da vida: Nascer, Crescer, reproduzir e morrer, ainda não cheguei às duas últimas etapas mas pretendo.
Meu segundo aniversário
    Não me lembro dos primeiros anos, mas sei que foram bons enquanto duraram, sem preocupação, sem ter que acordar cedo, sem faculdade, preocupando-se apenas se, quando chegasse em casa, minha mãe não iria me bater por causa da roupa suja de lama, hoje, porém, como diz minha querida mãe: Virei homem, e como sinto falta daquele época,  só lembranças que, a cada velinha apagada, surgem a tona causando imensa saudades e vontade de viver tudo aquilo de novo
   Pois é, o tempo passou e segundo Sócrates não temos nada a comemorar no nosso aniversário, pois a cada dia que passa estamos mais perto da morte, mas como não sou nenhum Platão para reproduzir seus pensamentos, convido a todos a comemorar a vida, o privilégio de ainda habitarmos esse mundo e por isso, agradeço a Deus por mais um ano, e me desejo mais felicidades, saúde, sucesso e que os meus sonhos possam ser realizados. A mim, Parabéns, aos amigos e leitores, obrigado por fazerem parte da minha vida



DESCULPEM-ME O GRANDE TEMPO SEM POSTAGEM MAS ESTOU SEM INTERNET TEMPORARIAMENTE, ABRAÇOS

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Ah, sem você...


   Acabou, mas foi bom enquanto durou, agora só restam saudades, saudades imensas. Foram meses inesquecíveis, tempos que as horas passavam como ventos velozes no outono. Se eu pudesse, vivia contigo pelo resto da minha vida, assim, com essa rotina única sem nada a fazer, vivendo só por você. Pois é, ela está indo, está me deixando, mas prometeu voltar e eu estarei de braços aberto para recebê-la novamente. Férias, Jamais te esquecerei. Isso mesmo, a mordomia acabou, a rotina está de volta: Levantar aos gritos do galo, pegar ônibus lotado, ir a faculdade pagar matérias pedagógicas; as regalias estão com dias contados, tudo isso porque você está indo embora.
    Vocês pensaram o que?Hum, Há nove anos que eu não tinha férias regulares, tudo isso por causa das greves que enfrentei no ensino fundamental e médio, por isso que quando a mesma veio me apeguei tanto a ela. Certo que a rotina da faculdade: amigos, trabalhos, risadas fazem falta, mas nada comparado aos deleites que ela (férias, claro) me proporciona.
 As postagens já não são tão frequentes, e com o início das aulas creio que serão mais escassas ainda, mas em contrapartida as inspirações serão maiores, pois sairei da rotina casa-trabalho trabalho-casa. O problema é conseguir disposição suficiente para passar as idéias para o blog. Esforçar-me-ei, pois são por vocês, meus queridos leitores e seguidores, que escrevo e mantenho esse humilde blog.
  Enfim, dizem que tudo tem o fim, nada é eterno, mas como bom seria que férias fosse pra sempre, mas julho já está chegando é não vejo a hora de te ter de volta, reproduzir tudo aquilo que passamos juntos nesses poucos meses. Pois é só pensar em você que muda o dia.

TE AMO LEAOZINHO

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

"Tamo aê muleke"


    Uma das mais antigas civilações humanas parece que está começando a sair da tumba, tentando se livrar das tiranas amarras que os prendiam durante anos. Os egípcios, povo que luta pela queda do atual governo, cansaram do atual presidente que está no poder há 30 anos e que já planejava colocar seu filho como seu sucessor a presidência. As manifestações contra Mubarak (atual presidente egípcio) são inspiradas nas que derrubaram do poder o déspota  da vizinha Tunísia, o qual estava no poder há 23 anos.
    A população egípcia, em sua maioria, é composta por jovens estudantes que não têm perspectiva futura nenhuma, pois os índices de desempregos e criminalidade são uma crescente naquele país, por isso é comum encontrar Jovens universitários revolucionários insatisfeitos com as mazelas de sua nação comandando toda essa revolta. Pois é, isso prova mais uma vez que estudantes têm sim parafusos a menos, mas é graças a essa carência de parafusos que hoje, por exemplo, as mulheres votam, que vivemos em “plena” democracia que Collor saiu do poder, enfim não brinquem conosco. Ah estudantes, sempre na vanguarda das manifestações. Lembro que quando cursava o ensino fundamental em uma escola pública da minha cidade, era sagrado todo ano ter no mínimo uma greve. Naquela época ano letivo sem greve era como Romeu sem Julieta. Com toda sinceridade, eu achava o máximo, passava meses em casa sem fazer nada ligado no noticiário para ver quando íamos retornar às aulas, mas hoje eu sei o quanto as paralisações são prejudiciais aos alunos. Mas antes de qualquer greve, os professores obrigavam convocavam todos os alunos a irem às ruas juntos com eles para reivindicar por aumento de salário. Conheci professores que chegavam a dar pontos aos alunos que fossem para as passeatas. Os alunos se pintavam, desfilavam horas e horas pela cidade  com apitos na boca e faixas nas mãos, para muitos eram uma folia (faziam de tudo para nãos assistir aula). Não era nenhuma “diretas-já”, mas conseguíamos chamar a atenção de todos. Eu só fui uma vez, pra mais nunca. Quando fui, eu e outros colegas de sala saímos na capa do jornal como o seguinte título: ESTUDANTES DA ESCOLA AURINO MACIEL PROTESTAM A FAVOR DO AUMENTO DE SÁLARIOS DOS PROFESSORES. Até hoje não entendo essa reportagem, na minha opinião, deveria ser assim: PROFESSORES COM VERGONHA DE APARECER NOS JORNAIS COLOCAM SEUS QUERIDOS ALUNOS PARA REIVINDICAR A FAVOR DO AUMENTO DOS PRÓPIOS SÁLARIOS.
     Portanto, pode ser por uma democracia, ou por aumentos de salários, com armas ou com apitos, pacífica ou não, os estudantes estarão lá em qualquer manifestação. Só não contem comigo, estarei aqui torcendo por vocês.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Pra que isso tudo?

   Quem entra em uma universidade a primeira coisa que faz é se preocupar com o futuro e planejá-lo.  È inevitável. Talvez o mundo acadêmico nos faça lembra que o amanhã, mais cedo ou mais tarde, tornar-se-á o hoje. A dúvida nos aflige: “Será que isso que eu quero”?.” Será que esse diploma valerá alguma coisa no atual mercado”?. No meu caso, a primeira pergunta não me ronda porque o meu curso é realmente o que eu quero, já a segunda... Bom deixemos para lá. Mais para não fugir a regra dos calouros, planejei que assim que acabasse minha graduação, faria mestrado e consequentemente um doutorado. Como tudo isso fosse tão fácil assim. Mas o tempo passou, nem tanto, mais suficientemente para a realidade me sobrevir e eu decidir que no momento o que mais quero é sair de lá vivo e com o mero diploma de graduado. No entanto não desisti do meu pequeno sonho de ser um futuro doutor em química. Vai ser difícil, mas eu adoro desafios. Logo, a postagem de hoje será sobre um e-mail super engraçado, o qual me gerou a seguinte pergunta: “Pra que títulos? Se a felicidade e o maior conteúdo está nas coisas simples da vida!. Então, lá vai:
QUANDO SE TEM DOUTORADO

O dissacarídeo de fórmula C12H22O11, obtido através da fervura e  da evaporação de H2O do líquido resultante da prensagem do caule da gramínea Saccharus officinarum, (Linneu, 1758),  isento de qualquer outro tipo  de processamento suplementar que elimine suas impurezas, quando apresentado sob a forma geométrica de sólidos de reduzidas dimensões   e  arestas   retilíneas,  os quais configuram pirâmides truncadas de base oblonga e  pequena altura, uma vez submetido a um toque no órgão do paladar de quem se disponha a um teste organoléptico, impressiona favoravelmente as papilas gustativas, sugerindo impressão sensorial equivalente provocada pelo mesmo dissacarídeo em estado bruto, que ocorre no líquido nutritivo da alta viscosidade, produzido nos órgãos especiais existentes na Apis mellifera  (Linneu, 1758) . No entanto, é possível   comprovar experimentalmente que esse dissacarídeo, no estado físico-químico descrito e apresentado sob aquela forma geométrica, apresenta considerável resistência a modificar apreciavelmente suas  dimensões quando submetido a tensões mecânicas de compressão ao longo do seu eixo em conseqüência da pequena capacidade de deformação que lhe é peculiar.
 

QUANDO SE TEM MESTRADO


A sacarose extraída da cana de açúcar , a qual ainda não tenha passado  pelo processo de purificação e refino  e apresentando- se sob a forma de  pequenos sólidos tronco-piramidais de base retangular, impressiona  agradavelmente o paladar, lembrando a sensação provocada pela mesma sacarose produzida pelas abelhas em um peculiar líquido espesso e nutritivo. Entretanto, não altera suas dimensões lineares ou suas proporções quando submetida a  uma tensão axial em conseqüência da aplicação de compressões equivalentes e opostas.

QUANDO SE TEM GRADUAÇÃO


O açúcar, quando ainda não submetido à refinação e apresentando- se em blocos sólidos de pequenas dimensões e forma tronco-piramidal tem  similaridade com o sabor deleitável da secreção alimentar das abelhas; todavia não muda suas proporções quando sujeito à compressão.

QUANDO SE TEM ENSINO MÉDIO


Açúcar não refinado, sob a forma de pequenos blocos, tem o sabor agradável do mel, porém não muda de forma quando pressionado.

QUANDO SE TEM ENSINO FUNDAMENTAL


Açúcar mascavo em tijolinhos tem o sabor adocicado, mas não é macio ou flexível.

QUANDO NÃO SE TEM ESTUDO


Rapadura é doce, mas não é mole, não